Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Novamente Geografando

Este blog organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Novamente Geografando

Este blog organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

JORNAL ESPANHOL DENUNCIA POLUIÇÃO POR METAIS PESADOS NO RIO TÂMEGA

Mäyjo, 15.04.15

rio tamega_SAPO

As águas do rio Tâmega têm teores de arsénio e de chumbo superiores 700 vezes e 1900 vezes, respectivamente, aos valores estabelecidos como Normas de Qualidade da Água da lei espanhola, segundo o jornal La Voz de Galicia.

A notícia poluição do rio Tâmega por metais pesados está noutras publicações espanholas e também nas redes sociais do país vizinho e, de acordo com o La Voz de Galicia, tem uma origem, as obras de um túnel que está a ser construído para o TGV espanhol.

O jornal adianta que os sedimentos provenientes dessa obra são arrastados e depositados em canais da região Norte da bacia do Tâmega, sendo que essa contaminação poderá causar risco sanitário não só para a povoação de Laza – a que se encontra mais próxima do local de contaminação – mas também para toda a bacia do Tâmega. De realçar que o troço galego deste rio faz parte da Rede Natura 200.

Segundo a organização não-governamental portuguesa Quercus, as notícias estão a causar preocupação em algumas populações da região de Chaves, uma vez que na localidade de Vila Verde da Raia existe um açude que distribui água de um sistema de rega para a veiga daquela cidade.

“A população teme que uma eventual contaminação da água possa vir a afectar os solos e os produtos agrícolas produzidos na região. A água contaminada pode colocar em perigo a saúde pública através dos alimentos ali produzidos. As implicações deste tipo de poluição na água do rio Douro não são conhecidas”, adianta a Quercus.

Foto: Rui Ornelas / Creative Commons